De nome completo Francisco Ferreira Sarmento de Moraes Pimentel, nasceu em São Tiago de Rande, lugar da Torre, paróquia e freguesia do concelho de Felgueiras, distrito do Porto a 7 de Maio de 1895.
Havendo seguido a carreira militar, desempenhou uma acção preponderante no apoio à manutenção da democracia durante a Primeira República, pois teve participação activa, junto com seu irmão João Sarmento Pimentel, no comando da revolta militar que derrotou a Monarquia do Norte, em 1919. Tendo enveredado pela aviação, foi mais tarde um dos pioneiros da aviação transatlântica, notabilizando-se como autor e piloto da primeira travessia aérea entre Portugal e a Índia portuguesa. Feito realizado pelo mesmo então Tenente-Piloto Aviador Francisco Sarmento Pimentel, por meio de um pequeno avião adquirido a expensas próprias, um “Pus Moth-De Havilland DH 80”, a que deu o nome de “Marão”.
Acompanhado na navegação pelo seu amigo Capitão Moreira Cardoso, fez a ligação desde a Amadora até Diu e Goa, concluída no campo de Mormugão a 19 de Novembro de 1930. Esta viagem foi reconhecida internacionalmente como recordista de 11.800 km, ao tempo distância inédita atingida num só avião, sendo por isso Francisco Sarmento Pimentel agraciado com a Placa da Liga Internacional dos Aviadores. Porém, devido a seus ideais políticos, como oposicionista do regime de Salazar, essa façanha foi menosprezada pelo Estado Novo, apesar de Francisco Pimentel ainda ter sido condecorado com a Ordem de Avis e a Torre e Espada, mas ficando olvidada a pioneira ligação Portugal-Índia dos compêndios, derivado à censura vigente.
Consta no Museu do Ar, na ala dos pioneiros, em Alverca, uma vitrina alusiva ao referido Raid da Amadora/Lisboa-Diu-Goa e ao heróico aviador Francisco Sarmento Pimentel. A sua biografia curricular tem destacado desenvolvimento no livro monográfico “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, de Armando Pinto, editado em 1997.
Fonte: Wikipedia
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